Cerca de 240 mil pessoas participam do 35ºCírio de Nazaré, em Marabá

Evento está em sua 35ª edição

A diocese de Marabá (PA) realizou, nos dias 17 e 18 de outubro, a 35ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. O evento reuniu cerca de 240 mil pessoas, de acordo com o Corpo de Bombeiros local. O tema escolhido para a festividade foi “Maria, ensina-nos a servir”, em sintonia com o lema da Campanha da Fraternidade deste ano “Eu vim para servir”.

“O tema foi bem acolhido pelo fato de que somos chamados a servir, pastores, pastorais, movimentos, serviços e todo o povo de Deus. Jesus veio ao mundo para servir e deseja o serviço como meta a ser alcançada para os seus discípulos e discípulas. Nós somos chamados a servir assim como Maria também serviu a Deus pela encarnação de Jesus Cristo e o seu acompanhamento na sua vida pública até a cruz”, comenta o bispo diocesano, dom Vital Corbellini.

Durante os dois dias de Círio, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passou por várias paróquias, comunidades e instituições públicas da diocese. Na programação, missas, procissão fluvial no Rio Tocantins, troca do manto e procissão, que saiu da catedral diocesana e seguiu até o santuário da Virgem de Nazaré. Também houve o Círio Ciclístico e o Círio Missionário com um grupo de leigos que visitou as famílias de Marabá, em um roteiro de orações e convite para participação nas missas da comunidade e nas celebrações do Círio.

“O Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Marabá foi uma benção para nós e para todo o povo de Deus. Foi um fenômeno de fé popular, porque as milhares de pessoas participaram das missas foram para as ruas louvar a Nossa Senhora e a Deus, estavam agarradas à corda da Berlinda ou mesmo pagaram promessas ou agradeceram graças alcançadas”, avalia dom Vital. Para o bispo, a Igreja deve “levar as pessoas a Deus Uno e Trino”, de modo que seja possível “um maior engajamento na vida comunitária e social, que ajude a viver o mistério de Cristo Jesus no mundo de hoje”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *